top of page

A Casta Malbec e Suas Harmonizações

Na coluna desta semana vamos falar de uma uva muito conhecida pelos brasileiros, a Malbec.

O que pouca gente sabe é que a Malbec não é de origem argentina, mas sim francesa. Não sabia? Pois é, esta uva tem sua origem na França, mais precisamente na região sudoeste, nos arredores de Cahors.

Mas por que muitos acham que a Malbec é argentina? De fato, a Argentina assumiu esta referência já faz tempo, pois na França a produção é bem pequena, e a dos Hermanos respondem por 75% de toda a produção mundial.

Fato também que a divulgação da Malbec como a casta emblemática por lá e sua associação às carnes vermelhas, especialmente nas parrilladas, foi uma bela estratégia, tanto é que foram eles que criaram o Dia da Malbec, comemorado no dia 17 de abril.

Vale falar que a Malbec é produzida em outras países como Chile, Uruguai e até já sendo plantada no Brasil.

Isto posto, hoje vou propor 5 harmonizações para a famosa Malbec.

Lombo de Porco com Molho de Milho e Pimenta: Para esta carne suína bem temperada sugiro um Malbec Jovem, ou seja, um Malbec de entrada, sem passagem em barrica, somente a expressão da fruta, fácil e com boa acidez. Pode ser o Portillo Malbec.

Bife Nova York com Geleia de Cebolas Caramelizadas: Este bife feito de picanha fica muito suculento e com a geleia traz um sabor agridoce. Para harmonizar sugiro um Malbec que seja Reserva, pois será um vinho mais encorpado e capaz de combinar bem com os aromas da carne, como o Las Moras Black Label Malbec.

Vitela ao Vinho do Porto: A carne de vitela é delicada e com o molho e os cogumelos acompanhando você terá um prato diferenciado. Para tal, sugiro harmonizá-lo com um clássico blend de Malbec e Cabernet Sauvignon, o DV Catena Cabernet/Malbec.

Costela Memphis com Molho Barbecue: Esta é uma costela que pode ser feita na churrasqueira ou no forno, e por sua textura e temperos mais apimentados uma boa pedida é um Blend de Malbec e Shiraz, como o Penedo Borges Malbec Shiraz Reserva.

Cordeiro Grelhado com Molho de Nozes: Um prato para se comer sem pressa e apreciar cada detalhe. Esta carne de sabor muito marcante pede um Malbec puro sangue, robusto e complexo, como o Rutini Malbec.

Espero que aproveitem as dicas e Feliz dia da Malbec!!!

As receitas você encontra abaixo e os vinhos em nossa loja.

Claudio Pinto

Whatsapp 55 21 97126 2366



Cordeiro Grelhado
.pdf
Download PDF • 480KB

Lombo de Porco
.pdf
Download PDF • 432KB

bife nova york
.pdf
Download PDF • 542KB

Costela Memphis
.pdf
Download PDF • 495KB

vitela ao vinho
.pdf
Download PDF • 489KB

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page