top of page

O Grande Menu de Páscoa

Atualizado: 20 de mar. de 2021

Com a Páscoa se aproximando vou sugerir algumas harmonizações para esta data tão especial.

Nosso cardápio conta com receitas do Chef Vítor Sobral, uma referência na gastronomia portuguesa, e os pratos aqui propostos foram por mim harmonizados. Espero que gostem.

*Salada fria de bacalhau grelhado, grão de bico e vinagrete de maçã

Para esta salada fria a sugestão é o Vinho Verde Portal da Calçada Reserva, bastante fresco e elegante, tem as uvas Alvarinho e Azal em sua composição e releva notas minerais e de frutas cítricas, com boa persistência em boca. Este vinho deve ser servido em torno de 8°C.

*Salada de bacalhau com pimentões assados

Esta salada possui uma certa estrutura conferida não só pelo bacalhau grelhado mas também pelos pimentões assados, e sendo assim, optei por harmonizá-la com o Vinho Branco Casa de Santar Reserva, da região do Dão, feito com as uvas Encruzado, Bical e Cerceal, e apresenta uma boa estrutura de boca, com frescor e untuosidade. Sirva em torno de 8°C.

*Bacalhau com palmito, aspargos e vinagrete

Um prato com boa textura e sabores marcantes conferidos pelo aspargo e o vinagrete, ficou muito interessante quando harmonizado com o vinho branco Manoella, do Douro, elaborado pelos enólogos Jorge Seródio e Sandra Tavares, dois ícones na profissão. Um vinho delicioso, com notas minerais e cítricas, de boa estrutura e persistência. Servir em torno de 10°C.

*Bacalhau grelhado com batatinhas, tomates e pimentões

Um clássico da culinária portuguesa, com uma bela posta alta de bacalhau grelhada com escama e regada em azeite, acompanhada por batatas, tomates e pimentões coloridos, numa explosão de sabores. Neste prato escolhi um vinho tinto do Alentejo, o Esporão Colheita, feito com um blend das uvas Touriga Nacional, Aragonez, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, em grande sintonia com o vinho e o prato. Servir em torno de 18°C.

*Bacalhau com mandioquinha e cebolada de laranja

Um prato tropicalizado pela a mandioquinha e a cebolada de laranja, muito saboroso e original. Para esta receita escolhi o vinho tinto Papa Figos, do Douro, elaborado pela Casa Ferreirinha (que faz o Barca Velha), pois suas notas de frutas bem madura e seus taninos redondos fazem uma boa harmonização por contraste. Servir em torno de 18°C.

Como sugestão para finalizar o menu sugiro um bom Vinho do Porto Tawny, que pode ser até acompanhado por um Ovo de Páscoa.

As receitas aqui propostas encontram-se abaixo neste mesmo blog.

Agora basta você escolher o menu e se deliciar com estes pratos.

Claudio Pinto

Whatsapp 55 21 97126 2366

salada fria de bacalhau
.pdf
Download PDF • 272KB

salada de bacalhau com pimentoes
.pdf
Download PDF • 268KB

bacalhau com mandioquinha e cebolada de
.
Download • 267KB


bacalhau grelhado com pimentoes e tomate
.
Download • 302KB

bacalhau com palmitos e aspargos assados
.
Download • 267KB

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page