Basilisco Aglianico del Vulture: Vinho com alma vulcânica.

Desde a última erupção, 130.000 anos atrás, a natureza recuperou o equilíbrio, criando um terroir com características excepcionais. Desde então, o majestoso vulcão Vulture tem vigiado a área, alimentando a viticultura simples e espontânea, repleta de pequenas vinhas.

Situada na região da Basilicata, esta “Azienda” com 25 hectares de vinhedos totalmente orgânicos permitindo que plantas e solo alcancem seu equilíbrio certo, tendo como resultado o melhor fruto obtido com a menor intervenção possível, e tudo com colheita manual.

Todas as vinhas estão entre 450 e 600 m acima do nível do mar, com exposição a sudeste. Entre eles, "Lo Storico", uma bela e antiga vinha com uma cabana tradicional, onde as videiras crescem entre as oliveiras e as árvores frutíferas, tornando o processamento nada simples, mas agregando aromas e sabores diferenciais à uva e consequentemente ao vinho.

Os solos vulcânicos e as notáveis ​​variações de temperatura, conferem aos vinhos aromas ricos em frutas, com frescor e mineralidade inconfundíveis.

Como sugestão de harmonização massas com molhos marcantes e carnes vermelhas nobres.

Quer conhecer mais sobre este vinho encantador? Vem pro Emporio di Bacco.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo